As ações de apoio e fomento ao turismo de base comunitária na Bomba do Hemetério deram um novo passo conquistando espaço em um importante evento brasileiro do setor.
Nos dias 5 e 6 de abril, a Universidart, organização apoiada pelo programaBombando Cidadania, participou da 8ª Mostra Internacional de Turismo - MIT 2013, marcando presença na rodada de negócios promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Foi a primeira vez da entidade na mostra.
A proposta foi apresentar os serviços de recepção local com visitas organizadas aos diversos atrativos do Polo Cultural da Bomba do Hemetério. Durante a rodada, a Universidart realizou uma reunião com aMaioba Turismo , agência especializada em viagens na natureza, experiências culturais e turismo de base comunitária.
Segundo Miquéias Bandeira, coordenador institucional da Universidart, a representante da agência ficou encantada com o material apresentado sobre a Bomba. E enfatizou: “é justamente esse tipo de produto que a empresa procura”. Uma das oportunidades identificadas é a organização de vivências locais para grupos de estudantes.
Diferencial da vivência
Na avaliação de Rivaldo Ferreira, membro da Universidart, foi possível perceber uma demanda crescente das agências e operadoras por um turismo de vivência cultural, que é o grande diferencial da Bomba do Hemetério. Hoje, a comunidade reúne mais de 60 grupos culturais, sendo a maioria constituída por agremiações como escolas de samba, troças, blocos, clubes de bonecos, ursos, bois, tribos, caboclinhos, reisados, maracatus e afoxés.
“Há outros locais que oferecem produtos semelhantes aos nossos. Mas, com a perspectiva que apresentamos ao turista, de poder ir ao local onde nasce a cultura, participar do processo e trocar experiências, isso não existe. E as empresas de turismo demonstraram que têm um cliente diferenciado, que não quer uma viagem pronta, demassa, mas sim vivenciar tudo isso, e prefere um produto personalizado. Ou seja, as expectativas são as melhores”, comenta.
Novas oportunidades
Além da articulação com a Maioba, outros contatos foram realizados pela equipe durante a MIT 2013, que contou com cerca de 100 expositores. Nesse espaço de troca, o grupo da Universidart também teve a oportunidade de se reunir com o representante de uma empresa de tecnologia. Nasceu ali a ideia de oferecer um aplicativo para smartphones, desenvolvido para otimizar o processo de pedidos de hotéis, bares e restaurantes aos estabelecimentos da Bomba do Hemetério que participam do Festival Delícias da Comunidade.
O Festival terá sua terceira edição neste ano e tem como proposta divulgar a diversidade e a qualidade dos sabores populares da culinária pernambucana, além de consolidar as comunidades participantes como destinos turísticos e culturais brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário