quarta-feira, 20 de junho de 2012

Economia encontra a cultura



Economia encontra a cultura
texto
video
PERNAMBUCO CRIATIVO De hoje a quinta, evento reúne profissionais para mostrar como funciona o intercâmbio entre as duas áreas
Economia criativa não é só assunto para quem joga, necessariamente, para o lado dos números. É também para os que cantam, dançam e vivem da arte. E, agora, mais do que nunca, virou coisa de pernambucano. Seguindo a esteira da tendência do País em unir desenvolvimento econômico e cultural no mesmo patamar de discussão, o Estado é o projeto piloto do Encontro Internacional Pernambuco Criativo. O evento ocupa o Paço Alfândega a partir de hoje e não sai de lá até 21 de junho. São três dinâmicas propostas: Arena Criativa, Grupos de Trabalho e Debates abertos ao público.
O alvo são empreendedores, gestores, produtores culturais, estudantes e interessados em geral. Antes do lançamento do projeto, um fórum de discussões passou por Salgueiro, Caruaru, Garanhuns e Goiana. A ideia é colocar o cenário completo do Estado na mesma sintonia. Hoje, na inauguração no Recife, uma programação paralela referenda a guinada dos setores culturais no foco econômico, um bom exemplo do esforço para unir os dois conceitos é a rodada de negócios da indústria criativa oportunidades no pólo cultural da Bomba do Hemetério.
O bairro é um emblemático ponto cultural da cidade. Entre seus 12.500 habitantes, estão artistas prodigiosos. Quando o programa Bombando Cidadania aportou, em 2007, no bairro foi uma oportunidade de os artistas locais lutarem por um pouco mais de espaço na cidade.
Hoje, o programa e seus parceiros (Instituto Walmart, Sebrae, IADH e o Ministério do Turismo) apresenta o resultado de quatro anos de um dos trabalhos realizados na região, o Projeto de Roteirização Turística da Bomba do Hemetério. Nele, 18 grupos artísticos, selecionados por critérios que analisaram potenciais culturais e empreendedores, foram integrados como os cartões postais do bairro.
Em uma cartilha atraente, grupos como Escola Gigantes do Samba e o Afoxé Ogbon Obá são apresentados profissionalmente, com ajuda de belas fotos e textos informativos, como paradas obrigatória para os turistas interessados na riqueza cultural do lugar. Uma vez oficialmente incluídos no roteiro, os grupos se reúnem hoje para lançar a cartilha e participar do debate sobre o momento em que economia e cultura viraram o mesmo assunto na Bomba.
A partir das 15h, cinco mesas falam sobre o projeto, com os temas, Vivências Turísticas, Equipamentos, Calendários de Evento e Apresentações Culturais. A ideia é mostrar a potenciais compradores, entre produtores de eventos e empresários, que o bairro possui grande potencial para investimento. Às 16h, o Balé BacNaré, outro grupo do projeto, faz show no local.
Encontro Internacional Pernambuco Criativo – de hoje a 21 de junho, no Paço Alfândega, Bairro do Recife: www.encontrocriativo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário